
PAISAGEM E GESTÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL:
AGENTES, DISCURSOS, INSTRUMENTOS E ESCALAS

Integrantes
Rafael Winter Ribeiro
Coordenador
Geógrafo com doutorado pela Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio doutoral na Université de Pau et des Pays de l'Adour, França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFRJ, atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (nível 7 da Capes) e também professor no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Nível 4 da Capes). É um dos coordenadores do Laboratório Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território). Editor da Revista Espaço Aberto da UFRJ e membro do International Council on Monuments and Sites (Icomos), atuou em diferentes projetos na área de preservação do patrimônio e da paisagem, entre os quais a preparação do dossiê de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (2009-2012) e seu Plano de Gestão (2012-2014). Entre suas publicações estão os livros Paisagem Cultural e Patrimônio (IPHAN, 2007), Rio de Janeiro, paisagens entre a Montanha e o Mar / Rio de Janeiro, landscapes between the mountain and the sea (UNESCO, 2016) e a organização das coletânea Espaços da Democracia (Bertrand Brasil, 2013) e A Política da Paisagem (Terra Escrita, 2022). Pesquisador nível 2 do CNPq como Bolsista Produtividade e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.
Iná Elias de Castro
Coordenadora
Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o GEOPPOL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território. Tem experiência na área de Geografia Política, desenvolveu estudos sobre o discurso político e o regionalismo na Região Nordeste. Atualmente pesquisa as relações entre o sistema político-institucional e o território, com foco nas escalas políticas e na democracia como problema conceitual e espacial. Nesta perspectiva emergiram as questões relativas ao espaço político e as diferentes formas que ele assume na relação entre a política e a ordem espacial, o que tem estimulado aprofundamento teórico conceitual e também empírico sobre esses espaços políticos.
Alda de Azevedo Ferreira
Pós-doutoranda
Arquiteta e Urbanista; Doutora em Ciência em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ-FAU/UFRJ); Mestra em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (MDU/UFPE). Realiza Pós-Doutorado através de estágio no Laboratório de Pesquisas e Estudos em Política e Território - GEOPPOL/UFRJ, vinculado ao Departamento de Geografia/UFRJ (2023). Realizou Pós Doutorado (2019-2020; 2021-2022) através de estágio no Laboratório de Arquitetura, Subjetividade e Cultura (LASC-PROARQ/UFRJ). É professora substituta no Curso de Paisagismo do Departamento de Artes Ambientais da Escola de Belas Artes da UFRJ (2022). Integra a Rede Gestão Política da Iniciativa Latino Americana da Paisagem e a Rede Brasileira Aliança pela Paisagem. Membro do Comitê Gestor da Paisagem Cultural Carioca. Membro Expert do Comitê Científico Internacional de Paisagens Culturais ISCCL/ICOMOS-IFLA e do CIPA Heritage Documentation; da ABAP e do ICOMOS Brasil. Integra a coordenação do DOCOMOMO Brasil, gestão 2022-2023, e a gestão do Comitê Científico de Documentação do Icomos Brasil. Foi Professora Colaboradora no Curso de Paisagismo EBA/UFRJ (2021-2022). Foi pesquisadora Bolsista no Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa (2013- 2014). Atualmente, integra os Grupos de pesquisas do CNPq Laboratório de Arquitetura, Subjetividade e Cultura (LASC-PROARQ/UFRJ), JARDINS DE BURLE MARX(UFPE); ARQUITETURA E LUGAR (UFCG); PAISAGENS HIBRIDAS (EBA/UFRJ); NUPAM (UFRRJ); JARDINAR: PAISAGEM, ARQUITETURA E CIDADE (UFBA/UFPE). É membro da equipe de pareceristas ad hoc de periódicos científicos, a exemplo do Boletim de Geografia (on line), Caminhos da Geografia (on line), Revista Brasileira de Geografia Física (on Line), Revista Patrimônio e Memória, Rev. Paisagem e Ambiente e da Revista Projetar. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo; Paisagem; História do Paisagismo; Patrimônio Cultural; Documentação; Conservação Urbana; Paisagem cultural; Jardins Históricos.
Adriano Santos Soares
Doutorando
Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Geografia (Licenciatura) pela mesma universidade. É Professor de Geografia da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território - GEOPPOL, do Departamento de Geografia da UFRJ, coordenado pela Professora Doutora Iná Elias de Castro. É orientado pelo Professor Doutor Rafael Winter Ribeiro - Vice-coordenador do GEOPPOL. Tem interesse nas áreas de Geografia Política, Geografia Cultural, Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, bem como em estudos sobre o tema das favelas, sobretudo aqueles relacionados às favelas cariocas.
Larissa Lima de Souza
Doutoranda
Professora de Geografia no Colégio Pedro II e Doutoranda em Geografia (UFRJ). No Ensino Superior, possui experiência como professora das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE-UFF). É especialista em Ensino de História da África e atua desde 2012 como professora de Geografia na rede pública de ensino. Atualmente, é docente colaboradora do Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ) ofertado pelo Colégio Pedro II e integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) da mesma instituição; também atua como pesquisadora vinculada ao grupo GEOPPOL (Grupo de Pesquisas sobre Política e Território) da UFRJ. Seus interesses e experiências em pesquisas se relacionam a: Geografia e Música; Geografia e Festas; Redes Culturais; Culturas afrodiaspóricas, especialmente o Maracatu de Baque Virado; História e Culturas africanas afro-brasileiras; Relações Étnico-raciais na Educação; Ensino de Geografia; Geografia Política; Estudos Decoloniais; Sistemas Alimentares Sustentáveis.
Pedro de Araújo Quental
Doutorando
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é licenciado e bacharel em Geografia pela mesma instituição. É servidor público da Fiocruz e atua como Professor-Pesquisador de Geografia no Ensino Médio integrado à formação Profissional em Saúde da EPSJV/FIOCRUZ. Foi bolsista pelo Programa de Becas CLACSO-Asdi para investigadores da América Latina e Caribe (2012-2013).
João Vítor Araújo Schincariol
Mestrando
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pesquisa supervisionado pela Professora Karine Daufenbach e com assessoria de Luis Eduardo Fontoura Teixeira, ambos do núcleo de História e Teoria da Arquitetura, intitulada "Interregno Histórico: os anos 1950 e 1960 na Arquitetura e sua Crítica Oficial", entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017. Posteriormente, atuou como monitor de Arquitetura Brasileira II, disciplina fornecida pelo curso de graduação, tendo como orientador o Professor Luis Eduardo Fontoura Teixeira; auxiliando, também, em congressos e demais palestras. Também foi estagiário na Gerência de Patrimônios na Fundação Catarinense de Cultura, auxiliando em projetos e pesquisas do âmbito patrimonial edificado, entre 2018 e 2020.Atualmente, é bolsista do programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com supervisão de Candice dos Santos Ballester, locado na Coordenação de Reconhecimento e Gestão de Bens Culturais em Âmbito Internacional (CRGBI/DEPAM). Possuindo, como enfoque, a elaboração dos Planos de Gestão dos Sítios Patrimônio Mundial, assim como construção de diretrizes e metodologias que permitam a participação dos agentes do território onde os bens estão localizados.
Matheus Resende Teixeira
Mestrando
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (CAPES 7). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (GEOPPOL). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia cultural, carnavais tradicionais, tombamento, patrimônio cultural e serra do curral.
Arthur Fonseca de Avellar
Iniciação Científica
Possui ensino médio completo pelo Colégio Pedro II (2018) e atualmente faz graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Território (GEOPPOL), do Departamento de Geografia da UFRJ, onde é pesquisador bolsista pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Hugo Alexandre da Silva Rodrigues
Iniciação Científica
Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Paisagem Política e Patrimônio. Atua como bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política e Território (GEOPPOL), no Departamento de Geografia da UFRJ. Mestrando em Geografia pela UFRJ. Atualmente, debruça-se sobre como a paisagem entra na pauta de políticas públicas direcionadas para gestão das cidades.
Jenifer Gomes Ferreira
Iniciação Científica
Atualmente é graduanda em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (GEOPPOL), coordenado pelos professores Rafael Winter Ribeiro e Iná Elias de Castro, no qual é pesquisadora bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Tem interesse e experiência na área da Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.
Mariana Aparecida Calheiros Amorim
Iniciação Científica
Possui Ensino Médio completo pelo Colégio Pedro II (2020) e, atualmente, cursa Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Território (GEOPPOL), do Departamento de Geografia da UFRJ, onde é bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC-UFRJ).
Pesquisadores Associados
Caio Augusto Amorim Maciel
Pesquisador Associado
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de lAdour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013. Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Cultural, e interesse nos temas: Geografia e audiovisual, Nordeste brasileiro, sertão, semiárido, plantation canavieira, retórica da paisagem, patrimonialização da paisagem e espaço público.
David Tavares Barbosa
Pesquisador Associado
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), com estágio desenvolvido na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (2009-2010). Mestre em Geografia, com curso desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (2014). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), com estágio de doutorado sanduíche desenvolvido na Université Grenoble Alpes (2018-2019). Pesquisador vinculado, desde 2010, ao Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo/UFPE), e, desde 2015, ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL/UFRJ). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Política e Cultural.
Dirceu Rogério Cadena de Melo Filho
Pesquisador Associado
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-GEO) com período de intercâmbio na Philipps-Universität Marburg - Alemanha (2007-2008) financiado pelo programa CAPES/UNIBRAL. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), foi bolsista de Doutorado-Sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (2015-2016). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre 2018 e 2020, realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. É vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (GEOPPOL), atuando na linha de pesquisa de Política da Paisagem e Política do Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem cultural, patrimônio mundial, geopolítica crítica.
Gabrielle Alves Reis
Pesquisadora Associada
Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Meste em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRJ (PPGG/UFRJ). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, na relação entre paisagem e políticas públicas. Atualmente, tem interesse nas temáticas de pesquisa: memória, museologia social, museus de território e reformas urbanas.
Gilberto Hermínio da Silva Filho
Pesquisador Associado
Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição onde realizou a graduação em Geografia. Analista de planejamento na Logictel. Integrante do GEOPPOL (Grupo de Pesquisas em Política e Território), com análises de políticas públicas urbanas e paisagem. Possui experiência nas áreas de estudos paisagísticos, mobilidade urbana, democracia, legislação e planejamento urbano.
Guilherme Félix Machado Filho
Pesquisador Associado
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com experiência em pesquisa desde o Ensino Médio (CAp-UERJ/ICJr), bacharel e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), complementação pedagógica pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e integrante do grupo de pesquisas GEOPPOL (Grupo de Pesquisa sobre Política e Território), que atua na área relacionada à geografia política e ciência política, principalmente sobre temas relacionados às manifestações, movimentos sociais, relação sociedade e Estado e espaço político.
Mariana Vieira de Brito
Pesquisadora Associada
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Docente I na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) entre (2012 - 2015) e no Instituto Gay Lussac entre (2017 - 2021). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território (Geoppol) desde a graduação. No doutorado, pesquisou as políticas públicas de patrimônio em Olinda e participou entre 2015/2016 do programa doutorado sanduíche na Universidade Paris IV - Sorbonne no Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces- LADYSS. Entre (2021- 2022), realizou estágio pós doutoral na Universidade Estadual do Ceará-UECE, no âmbito do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC. Em 2022, tornou-se especialista em Teorias e Práticas da Geografia Escolar pelo Colégio Pedro II. Ao longo da carreira dedicou-se aos temas: Geografia e Patrimônio, Arte urbana, Gestão do Território, Políticas Culturais, entre outros. Atualmente é professora EBTT no CEFET-RJ.
Véronique Zamant
Pesquisadora Associada
Arquiteta DPLG (2006) e Doutora em Gestão do Espaço e Urbanismo (2015). A partir de sua pesquisa de doutoramento, sobre a constituição da paisagem da cidade do Rio de Janeiro em articulação com os esforços para obtenção de um título internacional (Patrimônio Mundial da Unesco) e a recepção de mega eventos, tem interesse nas dimensões políticas e territoriais das transformações urbanas que se efetuam através de processos de patrimonialização em conjunto com os desafios para o desenvolvimento sustentável e de competitividade internacional. Seguindo uma postura antropológica, desenvolve suas pesquisas pondo ênfase na articulação de escalas espaciais e temporais, assim como no jogo de atores que tomam lugar nos processos de transformações espaciais observados. Segue sua pesquisa sobre a dimensão política da paisagem e dos usos do patrimônio através de estudos sobre o projeto Grand Paris e o Jogos Olímpicos de 2014, como pesquisadora membro do LAA-LAVUE UMR CNRS 7218 (http://www.laa.archi.fr/_Zamant-Veronique_?id_mot=1?id_mot=28)
Atualmente é Maître de Conférences Associé na École Nationale Supérieure d'Archicteture de Paris-La Villette, além de atuar como arquiteta num grande escritório de arquitetura parisiense.